Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de dezembro de 2008

Chapeuzinho Vermelho nos vestibulares

Você já parou pra pensar como cada vestibular cobraria a história da Chapeuzinho Vermelho? Eu já.

UFOP
1.Redija um texto EXPLICANDO o que aconteceu quando Chapeuzinho Vermelho entrou na casa da vovó.

2.Redija um texto JUSTIFICANDO a decisão do caçador de matar o Lobo Mau.

3.Leia atentamente a frase:

"...é pra te enxergar melhor(...)"

Com base no incidente envolvendo Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, explique a ironia que ela contém.

UFMG
1.CITE e EXPLIQUE quatro conseqüências (duas positivas e duas negativas) da morte do Lobo Mau para a economia brasileira.

Conseqüência positiva 1___________________________

Conseqüência positiva 2___________________________

Explicação da conseqüência positiva 1________________________________________

Explicação da conseqüência positiva 2________________________________________

Conseqüência negativa 1__________________________

Conseqüência negativa 2__________________________

Explicação da conseqüência negativa 1________________________________________

Explicação da conseqüência negativa 2________________________________________

2.CITE e EXPLIQUE três fatores (um de ordem política, um de ordem social e um de ordem econômica) que levaram o Lobo Mau a comer a vovozinha.

Fator político______________________________________________

Fator social_______________________________________________

Fator econômico____________________________________________

Explicação do fator político_________________________________________________

Explicação do fator social__________________________________________________

Explicação do fator econômico______________________________________________

3.a)APONTE ao menos três evidências que nos permitem concluir que o crime contra a vovozinha e Chapeuzinho Vermelho foi premeditado.

Evidência 1________________________________________________

Evidência 2________________________________________________

Evidência 3________________________________________________

b)Relacione cada uma dessas evidências com o impacto que o crime gerou na opinião pública

Relação da evidência 1___________________________________________________

Relação da evidência 2___________________________________________________

Relação da evidência 3___________________________________________________

USP
1. Leia atentamente a frase:

"...pela estrada afora/eu vou bem sozinha/levar esses doces para a vovozinha(...)"

Contextualize o período no qual ela foi enunciada e problematize os eventos que a sucederam, contemplando em sua resposta a temática do conflito Lobo/idoso, Lobo/criança e Lobo/caçador e seus respectivos impactos nos movimentos de defesa dos idosos, nos grupos de defesa de crianças e adolescentes e nos movimentos de proteção aos animais.


2. Leia atentamente o texto:

"Todos nós sabíamos o que aconteceria ali naquela tarde, mas poucos foram os que tiveram coragem de assumir uma postura. A maioria ficou intacta, temerosa, ambígua, como quem espera o fim dos tempos: impotente, sem capacidade de fazer nada. Os poucos que fizeram alguma coisa a respeito se limitaram a pegar em armas mas não ousaram dar um só passo sequer para fora de suas residências; estes sim estavam dispostos a usar a violência, mas apenas em legítima defesa. Eles sabiam que o inimigo era mais perigoso, mais preparado e mais inteligente, por isso o máximo que ousaram foi zelar pela própria vida. Uma coisa, no entanto, era certa: se todos se unissem, certamente o venceriam. Tal proposição não só era verdade, como também era do conhecimento de todos ali, mas os motivos pelos quais ninguém propôs uma união permanecem até hoje desconhecidos. Nunca a baixa auto-estima de um povo lhe custou tão caro(...)"

Depoimento de um camponês que habitava o bosque do Lobo Mau

Com base no texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, justifique por que o Lobo Mau foi bem-sucedido em sua empreitada ao atacar a choupana da vovozinha de Chapeuzinho Vermelho, levando em consideração a postura assumida pelos habitantes do local e a conjuntura sócio-econômica do Brasil rural de então. É possível que medidas assistencialistas tenham precipitado o incidente?

3. Apresente e analise ao menos cinco argumentos que nos permitam concluir que a ação do caçador ao matar o Lobo Mau foi legalmente inválida, levando em consideração, em cada um de seus argumentos, a ameaça que os biomas brasileiros vêm sofrendo, a crescente ocupação antrópica nas áreas de reserva florestal e a ausência de uma legislação mais rígida para crimes cometidos por animais.

UnB
1. Tendo em vista o recente incidente envolvendo o Lobo Mau, a vovozinha, Chapeuzinho Vermelho e o caçador, julgue os itens a seguir:

( ) Ao ingerir a vovozinha, o Lobo Mau não pode tê-la digerido dada a estrutura simplificada e limitada do sistema digestório dos canídeos.
( ) Tendo em vista o tempo que o Lobo Mau gastou para comer a vovozinha, vestir suas roupas, ajeitar-se na cama e encontrar Chapeuzinho Vermelho já devidamente disfarçado, é possível concluir que Chapeuzinho Vermelho não se deslocou pela floresta em movimento reilíneo uniformemente variado.
( ) A função sintática da palavra "que" na frase "(...) que olhos grandes você tem" é a mesma da palavra "por" na frase "(...)e o Lobo Mau passeia aqui por perto".
( ) Tendo em vista a coloração clara da pele de Chapeuzinho Vermelho e a coloração escura do pêlo do Lobo, podemos concluir que, no momento em que os dois se encontram, o Lobo está para Chapeuzinho assim como João Cândido estava para Hermes da Fonseca em 1910 na Revolta da Chibata.
( ) Tendo em vista a coloração da capa da protagonista juvenil, a fragilidade da personagem idosa e a prepotência do animal, podemos concluir que Chapeuzinho Vermelho, a vovozinha e o Lobo Mau estavam um para o outro assim como a União Soviética, Cuba e os Estados Unidos, respectivamente, estavam um para o outro na Crise dos Mísseis de 1962.